10 junho 2008

Sérgio Figueira nas celebrações do 10 de Junho

Sérgio Figueira dá um concerto no auditório do Centro Cultural do Mindelo, esta terça-feira,10 de Junho, às 18h30. O guitarrista vai apresentar o espectáculo “Suite Criôle”, em que interpreta composições suas e temas de Jorge Monteiro, Vasco Martins e Luís Rendall. O show faz parte do programa cultural que assinala o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Filho dos conceituados artistas plásticos Luísa Queirós e Manuel Figueira, Sérgio Figueira realizou os seus estudos superiores em música na Escola Superior de Música de Lisboa. O músico, que já actuou em diversos festivais internacionais de música étnica, no Centro Cultural de Belém, nos Encontros ACARTE e no 1º ciclo de música clássica de Cabo Verde, tem o seu primeiro disco a solo na forja.

Também de Portugal virão José Peixoto, guitarrista do grupo Madredeus, e a cantora Maria João. Com o contrabaixista Damiam Cabaud e o percussionista José Salgueiro, a dupla apresenta na próxima terça-feira, às 21h30, no Auditório da Assembleia Nacional, o concerto “Pele”. O repertório do espectáculo compõe-se de temas de José Peixoto com letras de Tiago Torres da Silva, Eugénia de Vasconcellos e do próprio compositor.

Na quinta-feira, 12, às 19h00, no Auditório do Instituto Camões - Centro Cultural Português, Princesito faz um show intitulado “Mi en Si”. “ É o concerto que traz à plateia coisas que cantamos, escrevemos, pensamos. E sonhamos com a certeza de que nunca serão reveladas a ninguém”, explica o cantor e compositor.

A festa encerra na sexta-feira, 13, com a inauguração de “Portugal, Património da Humanidade”, às 18h45, no IC-CCP. Trata-se de uma exposição que apresenta os 13 monumentos, sítios e paisagens Lusas que foram integrados na Lista do Património Mundial, desde 1983.

De acordo com o adido cultural do Instituto Camões, João Neves, a instituição pretende com esta amostra “dar a conhecer esses bens, que foram considerados pela UNESCO de valor universal excepcional e que, além de paisagens naturais e de marcas da Pré-História, que se destacam pela sua singularidade e importância mundial, apresentam uma materialização do espírito de uma cultura que teve repercussões únicas na história da Humanidade”.

TSF

Nenhum comentário: