14 junho 2008

PORTO NOVO: LIVITY E FERRO GAITA NAS FESTAS DE SÃO JOÃO

As festas de romaria de São João Baptista no Porto Novo, consideradas uma das mais populares de Cabo Verde, vão ser este ano abrilhantas pelos grupos musicais Livity e Ferro Gaita.
Esses dois conceituados agrupamentos musicais cabo-verdianos terão ainda a companhia do grupo portonovense Harmonia no grande baile popular, que se realizará no dia 23 do corrente, naquele que é um dos "pratos fortes" das festividades, noticiou a Inforpress.

O momento mais alto das festas do Santo Padroeiro do município, que se comemora a 24 de Junho, acontece, todavia, no dia 23 com a romaria entre Ribeira das Patas e cidade do Porto Novo, onde tem lugar, no dia 24, o acto central das festas, marcado pela procissão e missa solene.
Os fiéis, todos os anos, transportam a imagem de São João Baptista entre Ribeira das Patas e a Cidade, num percurso de cerca de 20 quilómetros, numa manifestação única em que os portonovenses mostram a verdadeira devoção pelo seu Santo Padroeiro.

A imagem do santo, que "mora" na capela da Ribeira das Patas, regressa à sua "residência" no dia 25, dia de São Joãozinho, data também assinalada com missa e actividades tradicionais.

A aldeia cultural, que se realiza durante a semana que antecede o baile popular, constitui uma outra atracção das festas. É um espaço onde têm lugar as mais diversas actividades culturais próprias das festas, como toca tambor, música tradicional, colá, confecção de pratos típicos, de entre outras.

Fonte: Expresso das Ilhas

Nenhum comentário: