14 junho 2008

PRAIA ACOLHE MAIS UMA EDIÇÃO DA FÊTE DE LA MUSIQUE

Como o nome já sugere, é uma invenção francesa esta festa popular que marca o primeiro dia de Verão, 21 de Junho, com a descida da música à rua. A ideia deste encontro musical e popular pelas ruas da França partiu, em 1982, do então Ministro francês da Cultura, Jack Lang. O conceito de democratizar a cultura e de reconciliar artes maiores e menores teve sucesso imediato a ponto de ser "exportado" para números países.

Em Cabo Verde, o Centro Cultural Francês celebra todos os anos a Festa da Música.
Este ano, o ministério da Cultura de Luxemburgo, o Presidente da Câmara Municipal da Praia, o Centro Cultural Francês e a Fundação Cabo-verdina de Solidariedade propõem um concerto gratuito no Largo Diogo Gomes, na Praia.

Este ano foram convidados uma vinte de artistas de várias gerações, entre os quais Remna, Ricardo de Deus, Vádo, Vadú, Izayas e Duka assim como as Batucadeiras "Tradiçon di Terra" de Tira Chapéu e jovens guitarristas da Escola Pentagrama. Os rappers da Praia estarão representados pelos grupos S & Evanilson, República, Kingston e Guerilha.

A grande atracção desta festa musical e popular será seguramente a actuação do agrupamento luxemburguês Legotrip que encerrará musicalmente a Semana Cultural luxemburguesa em Cabo Verde.

O grupo de rock luxemburguês Legotrip dará, durante a sua estada na Praia, espectáculos e workshops no Centro Cultural Francês, no Palácio da Cultura e no Quintal da Música.

A Festa da Música, que entra este ano na sua 26ª edição, é um encontro anual de milhares de músicos amadores e profissionais e de milhões de espectadores em numerosos países do mundo.
Fonte: Expresso das Ilhas

Nenhum comentário: