07 junho 2008

"Biografia dum Criôl" está em todas

Tirando todos os problemas técnicos e o nervosismo amiúde imposto pelo peso da responsabilidade de tão importante produção, "Biografia dum Criôl" foi um indiscutível sucesso de público. Que o diga o público. E críticas e opiniões contrárias à parte, este é, com certeza, um espectáculo que vai melhorar, criar mais, o que o tornará ainda num maior sucesso. No que depender da equipa que a envolve será um trabalho que poderá vir a ficar na história do teatro em S. Vicente.
Mas, para além do público, a comunicação social transformou "Biografia dum Criôl" no espectáculo mais mediático da companhia. É que o espectáculo já foi referido em quase tudo o que é rádio, jornal, jornal online e blog, a saber, RCV (Noticiários, "Vidas com História", "Conversas ao café"), TCV, Rádio Nova, Rádio Morabeza, Crioula FM, RDP África (entrevista e programa de João Costa Dias), A Semana (duas edições), Expresso das Ilhas (duas edições, com direito a página inteira), Expresso das Ilhas Online, A Semana online (incluindo entrevista com o encenador - artista da semana), Inforpress, Liberal oline, Café Margoso, Atelier Teatrakácia, O Palco da Vida, Praia FM e Sapo.cv.
Deixamos aqui alguns extratos que conseguimos retirar desses orgãos. As palavras falam por si.
"Se estiverm no Mindelo, vão ver, que vale a pena. Um grande musical, que homenageia um dos maiores compositores da nossa história"
João Branco - Café Margoso
"A SARRON.COM já nos habituou a bons trabalhos, no mínimo diferentes, e com uma apetência especial para os musicais. Mais uma vez assim é, e em homenagem ao trovador cabo-verdiano e mindelense em especial que muito (tudo!) merece: Manuel d'Novas."
Fonseca Soares - Blog do Atelier Teatrakácia

"O grupo teatral SARRON.COM estreou a peça "Biografia dum Criôl", em homenagem a Manuel d'Novas. O Auditório do Centro Cultural do Mindelo foi pequeno para acolher todos os que quiseram assistir à peça. Nos dias seguintes, o público voltou a encher a sala."

Eduino Santos - Expresso das Ilhas

"Mindelo 31 de Maio - O grupo teatral SARRON.COM estreou ontem, dia 30 de Maio, a peça "Biografia dum Criôl", em homenagem a Manuel d'Novas. O Auditório do Centro Cultural do Mindelo encheu-se na estreia da peça. O público reconhecia e acompanhava as músicas que compõem a história."

Eurico H. Santos - Liberal online

"O frenesim da ante-estreia já tomara conta do Hall do Centro Cultural do Mindelo. O público acotovelava-se ancioso por abrir a grande porta do auditório e questionava-se: Manuel d'Novas vai estar aqui?, vai tocar? Afinal estavam lá para ver Biografia dum Criôl, um musical que se baseia nas centenas de composições do grande trovador - prestes a completar 70 anos - foi criado e interpretado por Sarron.com para homenageá-lo."

Teresa Sofia Fortes - A Semana

"Fechadas as luzes, a emoção aflorou à pele aos primeiros versos de Biografia dum Criôl na boca de Neu Lopes. Guitarra ao peito, o filho de Manuel d'Novas era o reflexo da comoção que marcaria os 90 minutos da peça."

Teresa Sofia Fortes - A Semana

"(...) quem encheu o auditório do Centro Cultural do Mindelo sorriu e também riu a bandeiras despregadas, emocionou-se até às lágrimas com as alegrias, peripécias e desventuras de Djón, Naiss, Frank, Djindja, Rosy, Nhu, ora recordando as suas vivências, nos anos 60 a 90, ora descobrindo um mundo novo onde palavras como Buldónhe, Fnhanga, Merguióde bóca na vidre, Matim, Ca ta mjá na nhame, Brajêr, Dá pinôte ou Badjôdje eram assim como comer e dormir. Porque Biografia dum criôl é a vida do cabo-verdiano, de todo o cabo-verdiano, em 90 minutos. E, sim, merece e deve ser visto por todos os cabo-verdianos aqui e além-fronteiras."

Teresa Sofia Fortes - A Semana

Fotos: João Barbosa

2 comentários:

Anônimo disse...

uma grande abraço amigos, pelo êxito alcançado e por essa colectiva força criadora.

Um abraço, aqui do Ribatejo.Portugal
joão coutinho

Unknown disse...

Fiquei encantado com os ecos valentes que a peça teve na comunicação social. Valeu o esforço! Espero poder ver a reposição. Um forte abraço para toda a companhia. João Branco!