18 junho 2008

Luxemburgo apoia candidatura de Cidade Velha a Património da Humanidade

Luxemburgo vai apoiar a candidatura da Cidade Velha da Ribeira Grande de Santiago a Património Mundial da Humanidade, cujo processo já foi entregue na UNESCO para apreciação e decisão.

Esta garantia foi dada, segunda-feira, pelo ministro da Cultura, Manuel Veiga, que falava durante a abertura da primeira Semana Cultural Luxemburguesa em Cabo Verde. Este evento trouxe até à cidade Praia a secretária de Estado da Cultura, do Ensino Superior e da Pesquisa do Luxemburgo, Octavie Modert, e diversos artistas e homens da cultura daquele país europeu.

O ministro da Cultura, Manuel Veiga define a Cidade Velha na altura como “laboratório da miscigenação e da emergência de um mundo novo, ligando África, Europa, América e Oriente” e onde “a aventura dos descobrimentos se transformou na aventura da crioulidade e da diversidade cultural”. A semana cultural de Luxemburgo em Cabo Verde, que decorre até ao próximo sábado, com actividades em vários espaços culturais, inscreve-se, segundo os promotores da iniciativa, no programa do acordo cultural bilateral negociado entre os dois países, cujos objectivos passam por favorecer as trocas culturais, incrementar o conhecimento das tradições inerentes a cada povo, encorajar o diálogo entre as nações e contribuir para as relações de amizade entre os dois Estados.

“Este é o primeiro resultado positivo, embora com um atraso de 20 anos, de cooperação cultural com Luxemburgo”, referiu Manuel Veiga, relembrando que os dois países mantêm uma relação de cooperação privilegiada que se traduz, nomeadamente, pela assinatura de um segundo programa Indicativo de Cooperação para os anos 2006/2010, dotado de uma contribuição financeira de 45 milhões de euros para projectos nos domínios da educação, formação profissional, saúde, ajuda alimentar, água e saneamento. Neste quadro, disse secretária de Estado da Cultura, do Ensino Superior e da Pesquisa do Luxemburgo, a semana cultural luxemburguesa vai permitir a diversos artistas do seu país apresentarem as suas obras ao público cabo-verdiano, sendo também a ocasião destes trabalharem com jovens e adultos em ateliers de música, pintura e de fotografia, animados por artistas dos dois países.

Do leque de actividades previstas vai estar patente no Palácio da Cultura uma exposição de fotografias do artista plástico luxemburguês Joseph Tomassinni e uma amostra de pintura do artista cabo-verdiano radicado naquele país europeu, Nelson Neves.
in: Inforpress

Nenhum comentário: