02 abril 2008

S. Vicente pede melhores apoios e incentivos à lei do mecenato



Chega ao fim o prazo dos últimos inquéritos lançados pela SARRON.COM neste blog (31/03/08).
Analizando o Inquérito A, que pretende mostrar o que mais as Companhias teatrais mindelenses precisam, confirma-se o comentário de João Branco que acha que todos os pontos são importantes, dificultando uma melhor escolha. Porém, nota-se que a opinião tende-se mais para um maior envolvimento das entidades culturais do país e a necessidade de uma maior moderna e bem equipada sala de espectáculos.
Pede-se, no entanto, melhores apoios e incentivos à Lei do Mecenato, assim como formação profissional para os actores e fazedores de teatro. A profissionalização das companhias de teatro não está nos horizontes dos que opinaram nesse inquérito.
Quanto ao inquérito B, questionando sobre a possibilidade de haver prémios anuais para todas as categorias teatrais, não se revela uma prioridade. Até que 21,4% dos votantes acha que não estamos preparados para isso. Porém, 64,3% opina que seria um grande incentivo ao desenvolvimento qualitativo do teatro e que o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal deveriam apoiar esta iniciativa a todos os níveis. 14,3% apoia essa iniciativa incondicionalmente.
Essas opiniões agora publicadas neste blog vêm mesmo a calhar numa altura em que o MC, Manuel Veiga, promete apoiar os grupos de teatro nacionais, em declaração por ele peoferida aos órgãos de comunicação social no passado dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro.
SARRON.COM

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola! Me Wangbu. Soy de las Filipinas. Usted tiene un hermoso blog. Estoy tan feliz de visitar.