23 abril 2008

BIOGRAFIA DUM CRIÔL a nu

Cartaz concebido por Neu Lopes


SOBRE A PEÇA
Biografia dum Criôl é uma revista que retrata a vivência do crioulo de Mindelo, suas raízes, suas venturas e desventuras, conquistas e derrotas, sua vontade de emigrar e descobrir novas terras, a saudade, as frustrações e decepções, as partidas (entende-se peripécias), bem como o que mais nos faz viver – a nossa paródia. Enfim, a nossa cabo-verdianidade.
Esta é uma história vivida por quatro amigos de infância inseparáveis, das suas aventuras, seus amores e também seu amor à pátria.
Toda essa vivência é contada através da música do mais emblemático compositor e trovador mindelense e um dos maiores músicos cabo-verdianos de todos os tempos, Manuel d'Novas. Para isso foi feita uma recolha que engloba trinta e oito músicas cantadas sobre as mais diversas formas e mais de vinte referidas no texto que compõe a peça.
Uma obra que exigiu um trabalho bastante delicado, daí a complexidade da ficha técnica. Mais uma vez a SARRON.COM leva ao palco uma história que a barca a nossa cultura e cabo-verdianidade numa franca homenagem a Manuel d'Novas que completa 70 anos de idade este ano. Uma obra divertida, contagiante e que coquistou a todos que se envolveram nesse projecto.
Biografia dum Criôl estreia para o público mindelense no dia 30 de Maio no Auditório do Centro Cultural do Mindelo e estará aberto para outros palcos que desejarem acolher esse espectáculo.
FICHA TÉCNICA
Elenco
Dí Fortes (Djón), Djay Fortes (Naiss), Gui Monteiro (Frank), Karina Lizardo (Nhú), Manú Lopes (Zinha/Mãe de Djón), Mariza Santos (Tanha), Micau Zacarias (Djósa), Nadira Delgado (Nanda), Neu Lopes (Narrador/Nhô Grigôr), Osvaldo “Shaka” Santos (Djindja), Patrícia Alfama (Rosi), Romilda Silva (Xénxa/Professora Neusa)

As crianças:
Katy Conceição (Nhú/Filha de Nhú), Kleudir Lima (Naiss/Filho de Djindja), Mireille Delgado (Rosi/Filha de Nanda), Wesley Lopes (Djón/Djony), William Patrick (Djón)

Dramaturgia
Neu Lopes
baseada numa ideia original de Júlio Fortes

Encenação, recolha e Direcção musical
Neu Lopes

Arranjo de vozes
Margarida Martins e Neu Lopes

Cenografia
Colectivo

Figurinos
Neu Lopes e Manú Lopes

Concepção de figurinos
Boutique Soraia

Caracterização
Manú Lopes

Sonoplastia
Neu Lopes
Operação e design de som
Fonseca Soares e Daniel Cunha

Desenho de Luz
Anselmo Fortes
Iluminação
Faísca Luminotecnia

Carpintaria
Micau Zacarias

Promoção e imagem
Neu Lopes, SoDesenh, Costa&Costa
Músicos
Fernando Andrade(Piano e Arranjos)
Edson Lopes (Baixo)
CiPi (Cavaquinho)
Rossini Santos (Percussão)
Ivan Medina (Guitarras)
Ivan Gomes (Guitarras)
Jean Gomes (Harmónica)
Neu Lopes (Programação Midi e Arranjos)

Produção
SARRON.COM, 2008


Nenhum comentário: