05 abril 2008

Palácio da Cultura “Ildo Lobo” recebe maratona de teatro este mês

O Palácio da Cultura “Ildo Lobo”, na Praia, será palco, durante todo o mês de Abril, de uma maratona de teatro, com a participação de quase todos os grupos teatrais da capital.


Os espectáculos terão lugar sempre aos fins-de-semana, sextas, sábados e domingos, e contarão com a participação de, entre outros grupos, “Fidjus di Cabral”, “Finka Pé”, ADVIC e Grupo Cultural do Palácio da Cultura.
De acordo com o coordenador do Palácio da Cultura, Hélder Gonçalves, a primeira edição desta maratona teatral iniciará na segunda semana de Abril e pretende animar aquele espaço cultural até ao final do mês.
O objectivo é, segundo explicou esse responsável, dar maior visibilidade ao teatro praiense que, nas suas palavras, precisa de mais dinamismo.
“A Cidade da Praia precisa de maior dinâmica teatral. Não posso afirmar que não existe teatro na capital, mas, em existindo, falta-lhe a visibilidade necessária”, afirma este animador cultural, indicando que embora haja pessoas disponíveis para fazer o teatro, falta-lhes a formação necessária.
Nesta perspectiva, dentro da agenda do Palácio da Cultura para o mês de Abril, está agendada, com início na próxima segunda-feira, 7 de Março, um workshop de formação de actores.
Dirigida a vários públicos, esta acção de formação será assegurada três formadores, sendo Hélder Gonçalves um deles. Devido a limitação do espaço físico onde vão decorrer as aulas, as inscrições são limitadas a 15 pessoas.
Além das aulas práticas, que incluem história do teatro, os formandos vão trabalhar vários módulos relacionados com trabalho de actor, nomeadamente a postura do corpo como instrumento do teatro, técnica vocal, projecção da voz e outras ferramentas indispensáveis para a formação de actores.
No Palácio da Cultura continua a decorrer, por mais uma semana ainda, a exposição sobre a mulher cabo-verdiana. “Olhares diferentes sobre a mulher cabo-verdiana”, assim se chama a amostra de 44 quadros, organizada pelo Palácio, em parceria coma Organização das Mulheres da África Ocidental e que reúne trabalhos de cerca de uma dezena de artistas cabo-verdianos.


JMV - inforpress

Nenhum comentário: