05 abril 2008

Acordo Ortográfico é "unidade" e "valorização" da língua portuguesa no mundo, diz ministro da Cultura

Um acordo ortográfico entre todos os países de língua portuguesa vai dar unidade à língua e valorizá-la no mundo, defendeu o ministro da Cultura de Cabo Verde, Manuel Veiga.

"O acordo ortográfico vai ser uma grande medida para a valorização da língua portuguesa, que hoje é falada por 200 milhões de pessoas. Mas a nossa língua, neste momento, tem várias normas. Há a matriz de Portugal e a do Brasil e as instâncias internacionais têm dificuldade em utilizar a língua portuguesa porque não sabem qual é o modelo que se vai utilizar. Portanto o acordo ortográfico vai permitir a unidade da língua", disse Manuel Veiga à agência Lusa.

Cabo Verde já aprovou o acordo e foi um dos primeiros a proceder a sua ratificação.

Agora, segundo Manuel Veiga, se a Assembleia da República Portuguesa ratificar também o acordo outros países irão fazer o mesmo.

"É uma grande medida e com isso ganha a cultura, ganha a CPLP. Se todos os países assinarem e o acordo entrar em vigor será a grande medida para a valorização da língua portuguesa no mundo", defendeu o ministro.

Manuel Veiga reafirmou que os passos que Cabo Verde deveria dar já foram dados e que agora aguarda a concertação relativamente aos passos concretos a serem dados por todos os países quanto à implementação do acordo ortográfico.

"Cabo Verde já aprovou, já ratificou, mas os passos concretos que têm de ser dados têm que ser feitos em concertação entre os países, porque é um instrumento que todos nós vamos utilizar", explicou.

O ministro justificou a sua ausência na conferência internacional sobre o acordo ortográfico promovida pelo parlamento português, segunda-feira, com a demora do envio do convite por parte das autoridades portuguesas, que só recebeu no passado dia 1 de Abril, mas disse que gostaria de estar presente no encontro.

Manuel Veiga representou Cabo Verde desde 1986, enquanto linguista, no primeiro encontro sobre o acordo ortográfico, que teve lugar no Rio de Janeiro, e nos sucessivos realizados em Portugal.


Fonte: Inforpress/Lusa

Nenhum comentário: