01 abril 2008

Ministério da Cultura elege sustentabilidade da Cultura como grande aposta

Praia, 01 Abr (Inforpress) – O ministro da Cultura, Manuel Veiga, afirmou, nesta terça-feira, que a questão da sustentabilidade da Cultura será a grande aposta do seu ministério nos próximos tempos. Em declarações à Inforpress, no término de uma reunião alargada de dois dias do Ministério da Cultura, Manuel Veiga explicou que a sustentabilidade da Cultura significará levá-la à Educação e qualificar os produtos culturais no país, no sentido de satisfazer o mercado da arte e dos próprios cabo-verdianos.

O encontro, que decorreu de 31de Março, a 1 de Abril, reuniu na Praia técnicos que trabalham directamente com a cultura, com vista a avaliarem as actividades desenvolvidas em 2007 e perspectivarem novos desafios.

Para o ministro da Cultura, para além socializar os relatórios de actividades na área da Cultura e perspectivar o ano de 2008, debruçaram-se, também, sobre o funcionamento dos vários institutos ligados ao ministério que tutela.

“Falou-se sobre o que está bem, mas também sobre o que está menos bem”, disse Manuel Veiga, indicando que há toda uma vontade de continuar a trabalhar para “melhorar as coisas que estão menos bem”.

Dos constrangimentos existentes, o titular da pasta da Cultura apontou as áreas financeiras, dos recursos humanos, de formação e qualificação, a insuficiência ou ausência legislativa e a inexistência de estudos sobre o mercado da arte.

Segundo Manuel Veiga, é preciso ligar a Cultura ao turismo, sobretudo que os investimentos que se fazem nesse sector tenham, de alguma maneira, uma ligação com o desenvolvimento cultural.

Lançando um olhar sobre a programação de actividades previstas para 2008, o ministro da Cultura destaca a realização, em Novembro, do fórum sobre Economia da Cultura e Desenvolvimento, que conta com o apoio técnico do Brasil.

No evento, serão discutidos temas como a promoção da inclusão cultural e da diversidade cultural, a contribuição da cultura para o desenvolvimento económico e social e o fortalecimento do mercado cultural de Cabo Verde.Além do Brasil, outros países como a Espanha, Portugal e Senegal participarão no Fórum, com vista a compartilhar experiências e trocas de informações.

Em 2008, Manuel Veiga apontou como marco, ainda, as comemorações do Décimo Aniversário da criação do Alfabeto Unificado para a Escrita do Crioulo (ALUPEC).

JMV
Inforpress

Nenhum comentário: