28 abril 2008

“A Ilha dos Escravos” estreia na Praia

Depois de servir de cenário ao filme, a cidade da Praia recebeu, ontem, em ante-estreia de “A ilha dos escravos”, no Auditório Nacional.

O filme dirigido pelo português Francisco Manso foi inspirado na obra “O escravo”, escrito por José Evaristo Almeida em 1856. A trama situa-se no século XIX durante uma revolta de miguelistas exilados no arquipélago e envolve os desenlaces de amor do escravo João por sua patroa, filha de um fazendeiro da ilha de Santiago.

O orçamento total da obra custou aproximadamente dois milhões de euros, com participação dos actores nacionais Luís Évora e Josina Fortes, além de artistas brasileiros e portugueses como Vanessa Giácomo, Zezé Motta, Milton Gonçalves, Diogo Infante, Vítor Norte, José Eduardo, entre outros. “Para mim, o filme foi uma aventura muito interessante. Foi uma aprendizagem muito profícua e sinto muito orgulho de ter participado num trabalho com elenco de grandes actores”, diz Luís Évora no site oficial do filme.

Francisco Manso é autor de “O testamento do Sr. Nepumoceno” (1997), do documentário “Clandestinos” (2000) e das obras ainda inéditas “O último condenado à morte” e “Assalto a Santa Maria”. A exibição de “A ilha dos escravos” é uma parceria do CMP e do CCP-IC. A entrada é gratuita.
in: asemana online

Nenhum comentário: