25 março 2008

Prémio de Mérito Teatral será entregue no próximo dia 27 de Março

Actor: João Paulo Brito Foto: Arquivo GTCCP-IC

Como vem sendo hábito desde 1999, o Prémio de Mérito Teatral será entregue numa cerimónia a realizar no próximo dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, no que será não só uma significativa homenagem ao grupo premiado, como mais um motivo de confraternização entre agentes teatrais, grupos de teatro e amantes das artes cénicas cabo-verdianas. Este é a décima edição do Prémio, que tem como principal objectivo principal servir de incentivo para aqueles que, de uma forma ou de outra, tem contribuído para o melhoramento do nosso teatro.


O Prémio de Mérito Teatral

O Prémio de Mérito Teatral foi criado em 1999 pela Associação Mindelact, para anualmente homenagear um grupo de teatro, particulares, empresas ou instituições públicas ou privadas que se destaquem pelo apoio e contribuição para o desenvolvimento das artes cénicas cabo-verdianas e tem como objectivo principal servir de incentivo para aqueles que, de uma forma ou de outra, tem contribuído para o melhoramento do nosso teatro. O prémio é representado por uma estatueta em bronze concebida pelo artista plástico Manú Cabral, a partir de um dos elementos que constituem o logotipo da Associação Mindelact, este por sua vez da autoria da artista plástica Luísa Queirós.É entregue no dia 27 de Março – Dia Mundial de Teatro – e a decisão cabe à Assembleia Geral, órgão máximo da Associação Mindelact.

Desde a sua fundação, em 1999, já foram contempladas as mais diversas áreas envolvendo as artes cénicas de Cabo Verde. Assim, no seu primeiro ano, o Grupo de Teatro Juventude em Marcha (produção teatral) e o Sr. Mário Matos (investigação), foram os premiados. Em 2000, foi a vez de Francisco Fragoso (encenação). No ano seguinte, 2001, a área destacada foi a da formação, com a Escola Salesiana de Artes e Ofícios e o Centro Cultural Português do Mindelo - IC. O jornal A Semana e a Rádio de Cabo Verde (promoção) foram os homenageados seguintes, tendo recebido o prémio em 2003. Depois foi a vez do Público do Mindelo, cujo prémio foi entregue, simbolicamente, à Câmara Municipal de S. Vicente. Em 2004, coube a vez ao Cine-Teatro Éden Park (infra-estrutura), hoje encerrado e com o seu futuro arquitectónico em risco. O mecenato não foi esquecido e o Banco Comercial do Atlântico, parceiro do festival Mindelact há muitos anos, foi a entidade homenageada em 2005. No ano passado, a artista plástica Luísa Queirós, foi contemplada, pelo seu trabalho como designer e ilustradora de cartazes e programas de teatro. 2007 é o ano da vertente técnica, com César Fortes.


Grupo de Teatro do Centro Cultural Português, o premiado de 2008

Desde 1993 o Grupo de Teatro do CCP do Mindelo - ICA, tem tido uma actividade bastante intensa na produção de espectáculos teatrais - já lá vão 30 produções teatrais diversificadas, quer a partir de textos colectivos, como por exemplo Nós, Pescadores, Eu Sou Teu Escravo?, Sonhos e Mancarra; quer pelo aproveitamento de textos de autores conhecidos para dramatizações 'crioulas', como o foram O Fantasma de S. Filipe, a partir de Oscar Wilde, O Último Dia de Um Condenado, a partir de Victor Hugo, A Birra do Morto de Vicente Sanchez, A Casa de Nha Bernarda e Sapateira Prodigiosa de Garcia Lorca, Os Dois Irmãos de Germano Almeida, Romeu e Julieta e Rei Lear de William Shakespeare ou O Médico à Força de Moliére; ou ainda através da concretização de co-produções com outros grupos ou entidades não cabo-verdianas, como o caso da peça As Virgens Loucas de António Aurélio Gonçalves, em 96, Os Velhos Não Devem Namorar, de Alfonso Castelao, co-produzido com o Grupo de Teatro Elinga de Angola em 1998, ou Cloun Creolus Dei, uma co-produção com o Teatro Meridional em 1999.

É o grupo mais produtivo da história do teatro cabo-verdiano, tendo acabado de estrear a sua 40ª Produção Teatral, A Última Ceia. Além disso, conta com mais de duas dezenas de participações em eventos internacionais, em países como Portugal, Espanha, França, Itália, Brasil e Holanda.

De salientar ainda o Prémio Teatral de Mérito Lusófono, atribuído pela Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento do Mundo de Língua Portuguesa, no final de 1996, "em reconhecimento do seu trabalho de formação e do seu esforço de cooperação com o teatro português". Prémio entregue numa cerimónia realizada na cidade brasileira do Recife.

É um dos três grupos fundadores do Festival Internacional de Teatro do Mindelo - Mindelact.
Lista dos galardoados pelo Prémio de Mérito Teatral, desde a sua criação, em 1999:

1999 - Grupo de Teatro Juventude em Marcha & Sr. Mário Matos
2000 - Francisco Fragoso
2001 - Escola Salesiana & Centro Cultural Português / ICA
2002 - Jornal A Semana & Rádio de Cabo Verde
2003 - Público do Mindelo
2004 - Cine-teatro Éden Park
2005 - Banco Comercial do Atlântico / BCA
2006 - Luísa Queirós
2007 - César Fortes
2008 - Grupo de Teatro do Centro Cultural Português - IC

Nenhum comentário: