19 março 2008

Bana vai ter pensão de Cabo Verde

O Estado de Cabo Verde, através do governo, vai atribuir uma pensão ao cantor Bana, que se encontra em situação de saúde difícil, soube «asemanaonline» junto do ministro da Cultura, Manuel Veiga.


Sem precisar o montante, aquele governante assegurou que a pensão a atribuir a Adriano Gonçalves, vulgo Bana, “vai pelo menos ajudar a suportar parte das despesas” necessárias para custear o tratamento de que ele necessita neste momento. “Vai-se atribuir uma pensão digna, está-se neste momento a equacionar o montante”, acrescentou.

Ontem o “a semana online” revelou que Bana se encontra há vários dias acamado, padecendo de diabetes e outras enfermidades, carecendo de “cuidados continuados” numa clínica ou hospital, mas que para isso necessita de recursos financeiros que não possui.

“O Ministério da Cultura lamenta o estado de saúde deste grande senhor da cultura cabo-verdiana”, afirmou Manuel Veiga, quando contactado por este diário digital. Veiga recorda que Bana foi um dos pioneiros da internacionalização da música cabo-verdiana. “A voz dele representou muito bem a nossa cultura. Nesta hora a cultura cabo-verdiana sente-se constrangida. Formulamos votos que seja uma fase passageira e ele possa recuperar a sua saúde”.

Uma outra fonte confidenciou que a resolução que irá atribuir a Bana a pensão do Estado cabo-verdiano está a ser tratada com carácter de urgência, devendo ser publicada dentro em breve no Boletim Oficial. A ideia é atribuir a Bana o mesmo tratamento conferido em situações do género a outros cidadãos que deram o seu contributo para a afirmação cultural de Cabo Verde – casos de Manuel Lopes, Luís Romano e João Manuel Varela (João Vário), por exemplo.
in: a semana online

2 comentários:

Anônimo disse...

Que miseria!!! Todos ou quase todos pisaram este senhor que deu sem duvida nenhuma as letras de nobreza a interpretaçao da Morna. Hoje alguns (mal inspirados) tentam apagar o seu nome da historiografia do Voz de Cabo Verde. Mas sao eles ridiculos e pequenos. Nao compreenderam a magica relaçao do Bana com o publico. Algo que somente os grandes (devera) possuem!O resto é resto... Sera dificil apagar agora todos os malfeitos e sofrimentos acumulados, mesmo com pensao publica. A minha gratidao para este expressionista fora do vulgar em Cabo Verde, e no mundo.

nar6 disse...

As melhoras a um dos grandes representantes da musica caboverdeana.