10 março 2008

Março Mês do Teatro 2008 em marcha

Fala-se muito no escasso programa que se preparou para o Março Mês do Teatro 2008 aqui no Mindelo. Dos programas usuais já foi cumprido o lançamento de um livro, o segundo volume da colecção Dramaturgia Nacional, e está marcada uma Assembleia Geral da Associação Mindelact, para o próximo dia 15 de Março, em que será decidido a quem será atribuido o prémio de mérito teatral para este ano.

Em relação aos espectáculos, pouco há para falar. Três companhias de teatro mindelenses não participam no certame, a saber, Atelier Teatrakácia, Companhia de Teatro Solaris e Sarron.com - Companhia de Teatro. Razões de vária ordem estiveram nessa decisão. Porém pode-se ver essa decisão de uma forma positiva, uma vez que será a oportunidade dos mindelenses verem teatro em épocas diversas, não ficando à espera de dois certames por ano: o Março Mês do Teatro e o Festival Mindelact.

A abrir o programa de espectáculos, o Grupo de teatro santantonense Juventude em Marcha apresentou, em reposição, a peça Jazid d'Bóca de Pistola, com sucesso garantido e sala cheia. Foram momentos de incontestável humor, num espectáculo que retrata a vida de pescadores e dos que os rodeiam na pequena vila piscatória da Ponta do Sol. Um espectáculo que também serviu para homenagear a mulher cabo-verdiana e santantonense na pessoa da Sra. Ana d'Aninha.

No próximo fim desemana será a vez do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português - Instituto Camões apresentar a sua 40ª Produção Teatral, A Última Ceia, baseada na obra de Rui Zink, "Apocalipse Nau".

Nenhum comentário: