25 março 2008

"A ilha dos Escravos" estreia em Cabo Verde


O filme "A ilha dos escravos", do realizador português Francisco Manso, chega aos cinemas já em Maio. A longa-metragem tem duas ante-estreias agendadas para Abril, uma em Lisboa, dia 4, e outra dia 26 em Cabo Verde.

A escravatura é o tema central do filme rodado no Brasil, Portugal e Cabo Verde. Entre os actores destacam-se os portugueses Diogo Infante, Vítor Norte e as brasileiras Vanessa Giacomo e ZéZé Mota. Do elenco fazem ainda parte os actores portugueses João Lagarto, António Capelo, os brasileiros Milton Gonçalves, Francisco Assis e os cabo-verdianos Josina Fortes e Luís Évora.

O argumento é de António Torrado e foi inspirado no romance "O Escravo", escrito em 1856 pelo português Evaristo de Almeida, desterrado em Cabo Verde. A história desenrola-se no século XIX, durante uma revolta de miguelistas exilados em Cabo Verde, e centra-se num triângulo amoroso envolvendo a filha de um fazendeiro, um escravo e um oficial miguelista.

O filme, que custou cerca de dois milhões de euros, tem garantida a distribuição no Brasil e em Cabo Verde e será também transmitido pela RTP, depois da exibição comercial.

Francisco Manso é autor, entre outros, do documentário "Clandestinos" (2000) e do filme "O Testamento do Sr. Napumoceno" (1997).

Nenhum comentário: