18 fevereiro 2008

SARRON.COM recebe visita de Vítor Lima

Vítor Lima - Contratenor


O Ensaio da Sarron.com recebeu na passada semana a visita do cantor lírico Vítor Lima a convite da Professora Margarida Brito. Com a maior das humildades passou à troupe muitas de suas experiências, através de vários exercícios de voz, canto e dicção.

Vítor Lima nasceu em 1965, em Viana do Castelo.Iniciou os seus estudos como contratenor na Academia de Música de Viana do Castelo, com o professor Rui Taveira. Completou o Curso de Canto em 1991 e, actualmente, frequenta o Curso Livre. Em simultâneo, concluiu a Licenciatura em Ensino de Música na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Frequentou cursos de Pedagogia Musical com Jos Wuytack, Pierre van Hauwe e aperfeiçoamento em canto, com José Oliveira Lopes, Max van Egmond, Matthias Gerchen e Jill Feeldman. Tem realizado recitais de Música Barroca e Renascentista. Colaborou como solista com: a Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, em Stabat Mater de Pergolesi; Orquestra de Câmara da Universidade de Vigo, nos Stabat Mater de Vivaldi e de Pergolesi, com a Orquestra ARTAVE sob a direcção de António Soares, em Glória de Vivaldi e O Messias de Haendel, com a Orquestra Sinfónica Norte Cultural, sob a direcção do maestro José Ferreira Lobo, em O Messias de Haendel.Integra habitualmente os grupos de música de câmara Ensemble 14 14 e Collegium MusicumActualmente é docente na Escola Preparatória de Vila Praia de ncora, Academia de Música de Viana do Castelo e Escola Superior de Educação de Viana e integra a equipa de docentes galardoados com o 1º Prémio do Concurso Nacional de Projectos de Inovação no Ensino, atribuído pelo Instituto de Inovação Educacional - Ministério da Educação de Portugal no ano de 1997.Possuidor de um timbre de voz raro - contratenor - é no momento uma das vozes mais promissoras ao nível dos jovens cantores nacionais. Com uma já vasta carreira no território nacional e em âmbito internacional, e muito embora colabore regularmente com projectos musicais de diversas áreas da música erudita, é, contudo, um especialista em música barroca.
O natureza da sua voz é de qualidade incontestável, reconhecido por Jill Feeldman, Max van Egmond e Matthias Gerchen - especialistas de renome mundial neste género musical
.

Um comentário:

Unknown disse...

Vitor Lima é uma pessoa fantástica, cheio de qualidades, excelente cantor, excelente maestro e o melhor professor que se pode ter. Obrigada Vitor e parabéns pelo excelente trabalho...em tudo!

Liliana Quesado