20 fevereiro 2008

HABIB KOITE estará em concerto no Mindelo

O Músico maliano Habib Koite estará em concerto no próximo Sábado, 23 de Fevereiro no largo da Praça Dom Luís, a convite da Alliance Française du Mindelo. Uma oportunidade dos mindelenses saborearem uma música e ritmo africanos cheia de expressividade.
Artista Maliano de renome internacional, Habib Koite nasceu em 1958 em Thiés, uma cidade senegalesa situada sobre o caminho-de-ferro que liga Dakar a Niger, cuja construção contou com a participação de seu pai. Seis meses após seu nascimento sua família deslocou-se a Kayes, Mali, capital regional do Oeste, após Bamako.
Originário de uma família de griots da etnia khassonké, Habib Koite cresceu entre desassete irmãos e irmãs.
Dono de uma voz e de uma mestria com a guitarra inconfundíveis, Habib e um símbolo da música africana, tendo efetuado diversos concertos no seu país natal e por terras africanas. Tem tido a oportunidade de atravessar o mundo, tendo já efectuado espectáculos na Europa em países como França e Bélgica e Estados Unidos.
Do seu curriculum constam quatro álbuns de originais, um duplo CD e participações e nos projectos Putomayo, tornando-o num dos nomes de referência da world music, valendo-lhe um segundo lugar no World Music Charts Europe em 1998. Participou em projectos com músicos como o bluesman Eric Bibb (na vasta descoberta das raízes africanas do blues pelo público americano), o Art Ensemble of Chicago, a diva do wassoulou Oumou Sangaré, Jackson Browne e ainda Bonnie Raitt que o convidaria para participar no seu álbum “Silver Lining”.
“Fôly”, um duplo CD gravado ao vivo e lançado em 2003 é o testemunho da força da música de Habib Koité imortalizado em mais de 1000 concertos em 13 anos de carreira (1994-2006).
E agora “Afriki” marca o grande regresso de Habib Koite & Bamada, conjugando maravilhosamente melodias místicas, raízes folk e ritmos embelezados, encontro perfeito da modernidade e da tradição.

Um comentário:

Anônimo disse...

A alma do Sahel... e a magia dos griots. A não perder como evento!