03 fevereiro 2008

Novela de Tchalé Figueira será adaptada ao teatro em 2008

A companhia de teatro do Porto, Art'Imagem, vai produzir em 2008 um espectáculo a partir da novela "Ptolomeu e a sua viagem de circum-navegação" de Tchalê Figueira, para apresentar em Cabo Verde e Portugal. A adaptação da novela, editada em 2005 pela editora de Coimbra Mar da Palavra, constitui uma segunda abordagem de um grupo de teatro português à produção literária actual de Cabo Verde. A apresentação em Cabo Verde será feita, ao que tudo indica, durante a próxima edição do Festival Mindelact.



A adaptação de "Ptolomeu e a sua viagem de circum-navegação" está a cargo do director artístico da companhia, José Leitão, e a produção deverá ser apresentada em Cabo Verde, no Mindelact - Festival Internacional de Teatro do Mindelo, em Setembro próximo, se a companhia garantir os meios para a digressão.
Jorge Mendo, da produção da Art`Imagem, adiantou que em Portugal está prevista a estreia na segunda quinzena de Outubro, seguindo-se uma temporada no Porto, seguida de uma itinerância pelo país.
A ideia de encenar a segunda novela editada por Tchalê Figueira surgiu do "gosto que José Leitão tem em experimentar textos de ficcionistas em língua portuguesa", adiantou.
"Foi numa ida a Cabo Verde que ele descobriu a obra, gostou e pensou em fazer dela uma peça de teatro", explicou Jorge Mendo, adiantando que a produção deverá ter dois ou três actores, encontrando-se dois já escolhidos: o cabo-verdiano radicado em Portugal Flávio Hamilton e o português Valdemar Santos.
Além de vários ficcionistas portugueses, a Art`Imagem já tinha adaptado para teatro obras de autores de países de língua portuguesa, do moçambicano Mia Couto e dos brasileiros Clarice Lispector, João das Neves e Arthur Azevedo.
"Para mim é o reconhecimento do trabalho que desenvolvo, mesmo que nunca me tenha considerado escritor, mas alguém que tem necessidade de partilhar histórias com outras pessoas através da escrita", declarou Tchalê Figueira, a propósito da adaptação teatral da sua obra.
Ptolomeu Rodrigues é a figura central da obra. Nos bancos do jardim de uma praça cabo-verdiana, entre tragos de grogue (aguardente de cana) de má qualidade, vai narrando as suas aventuras e desventuras pelo mundo.
É o protótipo do cabo-verdiano, mas do grupo dos que regressam à terra tão pobres como partiram, para acabar os seus dias. O cabo-verdiano marinheiro, aventureiro, que deambula ao "desenrasca" pelo mundo, evadindo-se de umas ilhas que a natureza tornou agrestes.
Em certas aventuras pelo mundo Ptolomeu Rodrigues é quase um alter-ego do autor, Tchalê Figueira, também ele evadido da sua Mindelo natal, aos 16 anos, para fugir à incorporação colonial. A partir da Holanda torna-se copeiro em barcos que se deslocam da Europa à Ásia, África e América, antes de se fixar em Brasileira, Suíça, estudar Belas Artes e desenvolver uma carreira artística reconhecida fora do seu país.
Regressado a Cabo Verde em 1985, onde reside, na cidade do Mindelo, Tchalê Figueira tem desenvolvido uma carreira marcante de pintor e já editou três livros de poesia ("Todos os naufrágios do Mundo", "Onde os sentimentos se encontram" e "O Azul e a Luz") e duas novelas ("Solitário" e Ptolomeu e a sua viagem de circum-navegação").


in: www.mindelact.com

Nenhum comentário: