08 fevereiro 2008

Já se prepara o Março Mês do Teatro 2008






As dificuldades permanecem no mundo cultural cabo-verdiano, mas o Teatro tornou-se uma espécie de "religião cultural". E este ano o certame Março - Mês do Teatro no Mindelo está por total responsabilidade das companhias. Há já espectáculos com datas marcadas, enquanto que outras companhias não participam do evento. Assim, a Sarron.com - Companhia de Teatro, o Atelier Teatrakácia e TIM - Teatro Infantil do Mindelo ficam de fora do certame por razões internas, ligados a tempo de produção, etc. O Grupo de Teatro do Centro Cultural Português - Instituto Camões e a Companhia de Teatro Solaris apresentarão estreias absolutas; O primeiro estreará "A Última Ceia" no dia 14 de Março, enquanto que no dia 28 será a vez da C.T. Solaris apresentar "Deus Lhe Pague", com técnica de representação com máscaras. Porém, antes disso, de 7 a 9 de Março o grupo santantonense Juventude em Marcha apresenta em reposição a sua mais recente produção, "Jazigos de Boca de Pistola".

"O Escravo" e "Biografia dum Criôl" do Atelier Teatrakácia e da Sarron.com, respectivamente, estão previstas para mais tarde, sendo que este último poderá ainda sofrer mais atrazos, por se tratar de uma produção que envolve várias áreas culturais e alguns workshops.

A grande ausência será a dos já tradicionais "Bichos" na Praça Nova, saídos dos Cursos de Iniciação Teatral do Centro Cultural Português, uma vez que este ano não se realizou referido curso.

Contudo, tudo indica para uma forte possibilidade de São Vicente ter teatro durante todo o ano de 2008.


Nenhum comentário: