09 julho 2008

UNESCO anuncia novos patrimónios mundiais; Cidade Velha é próximo ano

Até amanhã, 10 de Julho, o Comité da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultural (UNESCO), que se encontra reunido no Canadá, deverá anunciar pelo menos 25 novos locais que passam a ser património mundial. O Comité está desde dia 2 a escolher os novos pontos do globo com valor natural ou cultural. O caso de Cidade Velha, que disputa o mesmo estatuto, só será apreciado no próximo ano.

Foram 13 locais naturais e 34 locais culturais propostos à Unesco para, durante a 32ª reunião, ficarem a fazer parte da lista que começou a ser construída em 1977. O comité, formado por 41 estados, está na cidade do Quebeque a avaliar as propostas. Diariamente, desde o dia 5, vão sendo anunciados locais novos.

Três dos cinco países que enviaram pela primeira vez uma proposta à UNESCO já receberam a aprovação do comité. São eles Papuásia-Nova Guiné, São Marino e a Arábia Saudita e já fazem parte dos países com património mundial.

Kuk, Nova Guiné, é o nome do sítio arqueológico onde se pode observar pelos menos 7 mil anos contínuos de exploração agrícola. Fica nas montanhas do Sul da Papuásia - Nova Guiné. No local, os restos arqueológicos são uma descrição da passagem da exploração da vegetação para a agricultura, há 6500 anos.

O centro histórico de São Marino com 55 hectares tem inúmeros edifícios que representam a história de uma cidade-estado, que é uma república desde a sua fundação no século XIII. Apresenta uma basílica neoclássica do século XIX, dois conventos do século XIV e XVI, e outros edifícios.

O sítio arqueológico chamado Al-Hijr, na Arábia Saudita, é o maior local preservado da civilização dos Nabateus, em Petra. O local tem 111 túmulos, 94 dos quais ainda estão decorados. Tem várias inscrições do período dos pré-nabateus.

Relíquias naturais e culturais

Demonstrar o génio humano através de uma obra de arte, presentear-nos com um fenómeno único de uma beleza natural extrema, conter um testemunho excepcional de uma tradição cultural de uma civilização existente ou desaparecida, ser um exemplo de um fenómeno biológico ou geológico progressivo são alguns dos critérios exigidos pela Unesco para que um local possa se tornar património mundial.

Entre estes critérios, alguns adequam-se ao património cultural e outros ao natural, e apesar dos adjectivos poderem ser vários são todos superlativos. Este ano as escolhas proporcionam novos destinos de turismo para todos os gostos.

Por exemplo, os prédios estatais de arquitectura modernista construídos entre 1910 e 1933 em Berlim representam uma política inovadora de apoio aos mais pobres. O parque natural do Monte Sanqingshan, na China, tem qualidades cénicas excepcionais, com pilares e picos de granito que parecem silhuetas humanas e de animais.

Também a linha ferroviária de Rhaetian agrega duas linhas de comboio de Albula e Bernina, nos Alpes suíços e é um monumento de engenharia que data de 1904. Com diversos túneis e viadutos, a linha tirou do isolamento, várias povoações. E a cidade fortificada de São Miguel e o Santuário de Jesus o Nazareno de Atotonilco, no México, é outra relíquia cultural. A cidade data do século XVI e durante dois séculos foi adquirindo vários edifícios com o estilo Barroco do México.

Estes são só alguns dos locais que a UNESCO anunciou. A lista continua a aumentar até o fim da reunião do comité, amanhã, quinta-feira. Cabo Verde, que concorre com Cidade Velha ao mesmo estatuto, só verá o seu dossier apreciado no próximo ano.
Fonte: asemana online

Nenhum comentário: