07 novembro 2007

SARRON.COM estará com toda a força em 2008

Nas vésperas de completar o seu segundo aniversário, a sarron.com – Companhia de Teatro põe a nu os seus projectos para 2008. O ano de 2007 não foi muito produtivo para a companhia, tendo esta apresentado ao público apenas uma peça teatral - Um Cinquintinha. Porém, em 2008 haverá uma produção ainda mais forte que o ano de seu nascimento, em que foram apresentados os incontestáveis sucessos de plateia Upgrade (bô) Democracia e Um Vez Soncente Era Sábe. A companhia está renovada, contando agora com dezanove elementos e tem, como um de seus objectivos estratégicos, tirar partido dos seus elementos, aumentando as produções, não só em quantidade, como também em qualidade. São quatro as propostas para o ano de 2008. Quatro espectáculos de géneros diferentes, partindo de cinco diferentes elementos da companhia. Para começar, a companhia que “lançou” o género musical na nova era do teatro em Cabo Verde regressará ao género, numa peça mais uma vez dirigida por Neu Lopes que, para além da adaptação dramatúrgica, assina a encenação e a direcção musical. O novo musical da sarron.com chama-se O Feiticeiro de Santo Antão, baseado num conto tradicional de mesmo nome, que inspirou a música mais conhecida por “Papá Juquim Paris”. A fonte principal é o livro "Narrativas e Contos Cabo-verdianos", de autoria de Manuel Bonaparte Figueira, editado em 1968. Contrariamente a Um Vez Soncente Era Sábe, o novo musical contará com menos actores, dando lugar a uma peça que pretende ser mais vistosa, mais física, sentimental e, sobretudo, mais espectacular. Essa é a proposta para o Verão de 2008, juntamente com a peça de menor dimensão Perdão Emília sob a direcção de Maria Teresa Assunção (Teja).

A música também estará presente num outro espectáculo, desta vez infantil – Blimundo – que, com certeza será o género novidade para a companhia que ainda não tinha sequer pensado em realizar uma peça do género. Blimundo será dirigida por Manú Lopes que não revela mais pormenores. Mas antes de todos estes espectáculos já anunciados, Hélder Lopes (Doca) e Eileen Barbosa apresentarão a proposta para Março Mês do Teatro 2008. Um trabalho baseado nos contos do livro recentemente apresentado ao público, “Eileenístico” de autoria de Eileen Barbosa. De realçar que Eileen Barbosa recebeu em 2007 dois prémios literários, com destaque para o de melhor conto, promovido pela Associação Cabo-verdiana de Escritores.
Com isso, a sarron.com continua a cumprir um dos seus principais objectivos – a promoção de textos originais dos elementos da companhia e de obras de autores cabo-verdianos.
Curiosidade: dessas três propostas, três estão ligadas à Ilha de Santo Antão.

Um comentário:

Fonseca Soares disse...

Para os parabéns... ainda é cedo! Por agora, é só para 'gritar': Força!!!
A bem do nosso Teatro.