18 janeiro 2008

Oficina sobre técnica com máscaras é proposta de Herlandson Duarte

O encenador e membro da Companhia de Teatro Solaris, Herlandson Duarte, levará a cabo de 21 a 28 de Janeiro uma oficina sobre a utilização de máscaras. Entitulado "Des-Cobrir", essa oficina será uma proposta de trabalho e um processo de descobertas, começando por técnicas básicas sobre a máscara e interpretação com máscaras. Assim, haverá uma componente técnica e outra prática incluindo técnica gestual, de movimento e de posição do corpo. Para terminar, não está descartada a possibilidade de uma pequene representação com base no que se aprenderá no decorrer da oficina.

17 janeiro 2008

"By TC" sai em digressão

A Boysband cabo-verdiana TC já está em digressão, começando por Portugal com o seu primeiro álbum "By TC" lançado em Dezembro de 2007.
Já no dia 19 de Janeiro estarão no R Club, Barreiro ona industrial de Palhais, enquanto que no dia 20 será a vez da discoteca LATINAMERICA, no Algarve.
Para mais informaçoes acesse ao site

Companhia de Teatro do Ribatejo no Luxemburgo apresenta espectáculo sobre Salazar

O espectáculo "SALAZAR -Ascensão e Queda" numa encenação de João Coutinho, vai ser apresentado nos dias 25,26 e 27 de janeiro 2008, no Centro Cultural de Merl, na cidade do Luxemburgo.

Depois de deslocações a Paris, Pau e Andorra La Vella, esta deslocação dum espectáculo que já ultrapassou as 50 representações por todo o País, assume-se como um dos grandes êxitos produzidos pela companhia.

Enquanto este espectáculo se prepara para viajar para Luxemburgo está já em preparação a apresentação do espectáculo "O Teu Tango No Meu Fado" para as comemorações do Dia de Portugal na Cidade Francesa de Toulouse.

Companhia de Teatro do Ribatejo ...Uma companhia com História

15 janeiro 2008

A Música de Manuel d'Novas (2)

Tributo Final
(Morna - 1979)

Nha fim dja sta perto
Nha passado sta vigiam’
Nha futuro mi um’ca conchêl – caboverdiano
Dixam’ cantób êss morna
Ele ê um tributo final
Ele ê um abraço d’um velho amigo
Qui bô ta conchê
Scutam’ nha voz na partida
Valiá máguas di nha pranto
Ele ê um mensaja de um amigo
Qui já batê sê retirada

Companhêrs di nha vida
Di nha doce mocidade
Um abraço pa bsôt tudo
Co carinho di um amigo
Ca bocês dtchá morrê
Folclore di nôs terra
Pa donde qui bocês bai
'Cês cantal co veneração
'Cês cantal na partida
'Cês cantal na regresso



Direitos Reservados
(Editing/Publishing)

Manuel de Jesus Lopes
Manuel d'Novas
SPA
SACEM
Africa Nostra
Harmonia

A Música de Manuel d'Novas (1)

SARAGARÇA
(Coladeira - 1975)


Ondas di mar ta tchorá na rótcha ó Saragarça
Música lá dent Xima e sê amdjêr ta dançá cúmbia
Silva ma Djósa ta ovi Mateus ma tud sês graça
Tchêr de lagostada condimentód pa Bela má Bia

Debóx d’um camião Fátima e Leonilda tava inchoród
Ês tcham’ um bai, ês oferecem
Um cervijinha frisquim sabim
Hora d’almôce Dinchinha tchmón lá d’eitôm de casa
Quel feijoada dá uns knokout
Mi má Mateus continuá c’bói
Lela despertá
Létcha baial tambê
Djosa Ferro dezuri êl gritá ó q’sábe na mund
De nôt bem ta fetchá
Silva cabón c’bói
Artur rancá c’nôs
Tudo feliz pa morada



Direitos Reservados
(Editing/Publishing)

Manuel de Jesus Lopes
(Manuel d'Novas)
SPA
SACEM
Africa Nostra
Harmonia

Biografia dum Criôl é o segundo musical da Sarron.com



Tal como anteriormente anunciado, Sarron.com – Companhia de Teatro já tem título para sua nova produção teatral. Biografia Dum Criôl está já em fase de produção e os ensaios começaram esta semana. Contrariamente ao que já se sabia através deste blog e da comunicação social, o projecto baseado no livro de contos “Eileenístico” de Eileen Barbosa está, por ora, descartado das prioridades da companhia, estando ainda calendarizado para este ano a estreia de Blimundo. Para o próximo ano já está transferida a estreia de O Feiticeiro de Santo Antão.

Biografia dum Criôl será então a quarta produção e o segundo musical da companhia. Baseada inteiramente em situações relatadas pela música do compositor Manuel de Jesus Lopes (Manuel d’Novas), a peça é assinada por Júlio Fortes (Dramaturgo e pai do actor e membro da sarron.com, Júlio Fortes e sobinho de Manuel d'Novas) e Neu Lopes (Autor das peças Um Vez Soncente Era Sábe e Um Cinquintinha e filho do músico). A peça é encenada por Neu Lopes e conta já com a actuação de actores da nova vaga da sarron.com. A produção desta vez figura-se mais exigente, pelo grau de responsabilidade e pelo envolvimento de artistas mindelenses de diferentes áreas. A par da Dramaturgia e da Encenação, Neu Lopes assina ainda a Direcção Musical, enquanto que a maioria das músicas será orquestrada por Fernando Andrade (Pianista, Chefe de Orquestra de Cesária Évora e igualmente sobrinho do músico). Conta-se ainda com a prestação de músicos e intérpretes como Nuno Tavares, Djassa, Hernâni Almeida, Kisó Oliveira, entre outros. O espectáculo conta ainda com a interpretação de alguns trechos tocados ao vivo.

Todos os direitos do espectáculo serão reservados e Neu Lopes e Júlio Fortes foram devidamente autorizados pelo músico/compositor a utilizar mais de trinta de suas composições.

Embora os ensaios já tenham iniciado, a participação da sarron.com com esse espectáculo no Março – Mês do Teatro está descartada, uma vez que todos os esforços neste momento estão concentrados nessa peça. Prevê-se, no entanto, a sua estreia para finais de Abril ou Maio de 2008. Este espectáculo que é uma tripla homenagem – a nossa cabo-verdianidade, o maior compositor cabo-verdiano e o teatro de revista (Só esteve nos palcos com nomes como Sr. Néna, Sr. Mário Matos e Sr. Gabriel Borges) – com certeza, irá ficar nas nossas mentes.

14 janeiro 2008

Vem aí uma nova Produção da Sarron.com

Começam hoje os ensaios para a nova produção da sarron.com - Companhia de Teatro. Será um Teatro de Revista com tripla homenagem, envolvendo vários artistas do Mindelo, incluindo actores de diversas idades, músicos, designers e artistas plásticos. A peça ainda não tem data precisa de estreia, mas prevê-se que esse que será o segundo musical da companhia, de nome "Biografia dum Criôl" e escrita por Júlio Fortes e Neu Lopes, estará nos palcos mindelenses em Abril ou Maio de 2008. Por isso, a companhia já descartou a sua presença, pelo menos no palco, duante o certame Março, Mês do Teatro 2008.
Curiosidades irão sendo satisfeitas neste blog nos próximos dias.

05 janeiro 2008

2008 chegou... e depois???

Já estamos em 2008. Os grupos de teatro de São Vicente acreditam que será um ano para recordar. Mais produção e mais qualidade num mundo cultural cada vez mais difícil. Sarron.com não é excepção e a companhia está comprometida em levar ao palco produções sempre originais e com uma pitada de “atrevimento”.

Mas não pensem que isso é fácil. Confiram então com o jornal “A Semana” deste fim-de-semana que destaca o Sr. Ministro da Cultura como uma das personalidades do ano. Passamos a citar: Manuel Veiga – Depois de um afastamento do Governo (por questões de saúde) no último semestre de 2006, o Ministro da Cultura teve um ano marcado por várias polémicas, a começar pela troca de palavras com Tito Paris e a famosa devolução do cheque de 200 contos que Tito diz nunca ter recebido. Seguiu-se a polémica em torno da realização do Simpósio Claridade, tanto na cidade da Praia (em Abril), como em São Nicolau (Abril) e São Vicente (em Outubro). A questão à volta do Palácio da Cultura e a Conferência da Cidade Velha foram outros tópicos a marcar o ano agitado de Manuel Veiga. Não é pêra doce ser ministro da Cultura num país democrático.”

Contudo, a realidade é que, com certeza, o sucesso do Teatro em São Vicente dependerá sobretudo da preserverança dos mesmos e da boa vontade de alguma entidade que goste de teatro e que não queira que cheguemos a um ponto de agonia e de uma igualmente dependente, porém séria, digna e exemplar Associação Mindelact.

Continuamos a fazer a nossa parte, senhores. Continuamos a fazer a nossa parte!!!

Os desejos do João Branco

João Branco já tem um blog pessoal, interessante e graficamente bem estruturado. Retiramos daí um texto interessante em que o encenador fala sobre os seus desejos para o ano de 2008.
Para mais curiosidades confiram em www.cafemargoso.blogspot.com
O que eu gostaria que acontecesse em 2008
1. Que o Cine-teatro Éden Park fosse adquirido pela Câmara Municipal de S. Vicente e, após obras de remodelação e adaptação, fosse transformado em Teatro Municipal;
2. Que o Auditório Nacional fosse capacitado e entregue a uma equipa artística, com orçamento próprio do Governo de Cabo Verde, constituída por um produtor, um programador e uma companhia de dança e teatro residente, pagos pelo Estado. A experiência da Companhia Raiz di Pólon seria uma fantástica vantagem;~
3. Que os artistas de Cabo Verde criassem plataformas de discussão, conversa, partilha, para melhor se conhecerem, como artistas, como homens e como cabo-verdianos;
4. Que a Lei do Mecenato fosse mais divulgada entre os agentes económicos e investidores interessados e/ou já como projectos para Cabo Verde;
5. Que o Centro Nacional de Artesanato fosse finalmente inaugurado, com todas as obras do seu espólio, numa cerimónia em que seriam também homenageados os seus grandes obreiros, responsáveis pela primeira (e única?) grande recolha etnográfica realizada em Cabo Verde;
6. Que por cada estádio de futebol anunciado (ou inaugurado), fosse anunciado (e inaugurado) também uma sala de espectáculos polivalente, para servir os grupos locais, porque a infra-estruração cultural não é (ou não pode ser) menos importante do que a desportiva;
7. Que abrissem livrarias em todos os concelhos do país, com oferta actual e diversificada e preços competitivos, que pudessem servir não apenas como espaços comerciais, mas também locais para tertúlias e encontros entre artistas e interessados;
8. Que se realizasse em Cabo Verde uma Bienal de Artes Plásticas e Design, com competência, criatividade e profissionalismo;
9. Que fosse incentivada nas rádios, locais e regionais, a realização de programas de música alternativa, onde se pudesse ouvir um pouco mais da dita música clássica e erudita ou conhecer um pouco mais da história do Jazz;
10. Que fosse implementada numa reforma do Sistema Educativo, a obrigatoriedade de aulas de Expressão Dramática, Expressão Corporal, Expressão Plástica, Expressão Musical, História de Arte e Cultura Cabo-verdiana, nos diferentes níveis de ensino. Ou seja, uma reforma de ensino compatível com a importância e a presença que todos reconhecemos à cultura, na sociedade cabo-verdiana;
O que provavelmente irá acontecer em 2008
1. O Éden Park será destruído, meia dúzia de vozes se levantarão indignadas, mas de pouco adiantará. O progresso e o desafio de Cabo Verde enquanto Pais de Desenvolvimento Médio não são compatíveis com nostalgias antiquadas. O país e a cidade precisam, com muito maior urgência de mais um complexo hoteleiro e/ou Centro Comercial;
2. O Governo de Cabo Verde continuará a atribuir uma verba praticamente simbólica ao Ministério da Cultura, e portanto, as infra-estruturas culturais continuarão a ser alvo de processos de privatização, ou melhor, de auto-sustentação concessionária;
3. Continuaremos a assistir, com grau de assiduidade variável, a discussões sem conteúdo, sem interesse e sem nexo, sobre badios e sampadjudos e a importância ou desimportância de cada faceta para o desenvolvimento de Cabo Verde. Dois ou três amigos de longa data ficarão alguns meses sem se falar;
4. Continuaremos a ver muitos agentes culturais a bater de porta em porta, a gastar fortunas nos telefones, a tentar falar com o «senhor Administrador», a propósito de um apoio para uma actividade cultural concreta. Continuaremos a depender da boa vontade e bom senso de uns quantos gestores bem intencionados;
5. Um representante do instituto responsável visitará a cidade do Mindelo, e anunciará com grande satisfação e gáudio geral, em conferência de imprensa realizada para o efeito, a inauguração do novo Centro Nacional de Artesanato, para data a anunciar brevemente.
6. Não se prevê a inauguração de nenhum teatro, ou cinema, ou sala de espectáculos, ou sala de ensaios para grupos locais, em nenhum concelho do arquipélago. Não está previsto, sequer, o lançamento de primeiras pedras para o efeito (sempre era uma esperança);
7. Provavelmente, vamos continuar que ter que esperar por uma ida ao estrangeiro – e à FNAC – para encontrar o tal livro, ou quando muito, aguardar pela Feira do Livro, e esperar que esse título esteja no grupo dos seleccionados. Livrarias continuarão sendo muito raras e havendo-as, tem os livros a preços absurdos, comparativamente com os do local de origem;
8. Vamos continuar a ir a exposições de artes plásticas – interessantes, algumas; apenas bem intencionadas, outras – mas com obras expostas sem qualquer critério e/ou preocupação estética. A esperança de ver uma exposição colectiva com a participação de alguns dos nossos melhores artistas plásticos, é bastante remota;
9. O tipo de música passada nas rádios continuará a ser o mesmo de sempre; se, por acaso, ouvirmos música clássica na rádio, com certeza que é porque alguém importante morreu;
10. Vamos continuar a ter alunos do ensino secundário e/ou superior a procurar artistas ou intelectuais para entrevistas, onde, entre outras banalidades, se pergunta o que é o teatro ou a música e como apareceram certas manifestações culturais em Cabo Verde. Felizmente, já existe bibliografia especializada sobre o assunto, o que torna tudo mais fácil.
Mindelo, 30 de Dezembro de 2007
João Branco