15 janeiro 2008

Biografia dum Criôl é o segundo musical da Sarron.com



Tal como anteriormente anunciado, Sarron.com – Companhia de Teatro já tem título para sua nova produção teatral. Biografia Dum Criôl está já em fase de produção e os ensaios começaram esta semana. Contrariamente ao que já se sabia através deste blog e da comunicação social, o projecto baseado no livro de contos “Eileenístico” de Eileen Barbosa está, por ora, descartado das prioridades da companhia, estando ainda calendarizado para este ano a estreia de Blimundo. Para o próximo ano já está transferida a estreia de O Feiticeiro de Santo Antão.

Biografia dum Criôl será então a quarta produção e o segundo musical da companhia. Baseada inteiramente em situações relatadas pela música do compositor Manuel de Jesus Lopes (Manuel d’Novas), a peça é assinada por Júlio Fortes (Dramaturgo e pai do actor e membro da sarron.com, Júlio Fortes e sobinho de Manuel d'Novas) e Neu Lopes (Autor das peças Um Vez Soncente Era Sábe e Um Cinquintinha e filho do músico). A peça é encenada por Neu Lopes e conta já com a actuação de actores da nova vaga da sarron.com. A produção desta vez figura-se mais exigente, pelo grau de responsabilidade e pelo envolvimento de artistas mindelenses de diferentes áreas. A par da Dramaturgia e da Encenação, Neu Lopes assina ainda a Direcção Musical, enquanto que a maioria das músicas será orquestrada por Fernando Andrade (Pianista, Chefe de Orquestra de Cesária Évora e igualmente sobrinho do músico). Conta-se ainda com a prestação de músicos e intérpretes como Nuno Tavares, Djassa, Hernâni Almeida, Kisó Oliveira, entre outros. O espectáculo conta ainda com a interpretação de alguns trechos tocados ao vivo.

Todos os direitos do espectáculo serão reservados e Neu Lopes e Júlio Fortes foram devidamente autorizados pelo músico/compositor a utilizar mais de trinta de suas composições.

Embora os ensaios já tenham iniciado, a participação da sarron.com com esse espectáculo no Março – Mês do Teatro está descartada, uma vez que todos os esforços neste momento estão concentrados nessa peça. Prevê-se, no entanto, a sua estreia para finais de Abril ou Maio de 2008. Este espectáculo que é uma tripla homenagem – a nossa cabo-verdianidade, o maior compositor cabo-verdiano e o teatro de revista (Só esteve nos palcos com nomes como Sr. Néna, Sr. Mário Matos e Sr. Gabriel Borges) – com certeza, irá ficar nas nossas mentes.

Nenhum comentário: