07 maio 2008

Praia acolhe trupe de acrobatas e dançarinos da China



Uma arte milenar, acompanhada de ritmos apurados e performances requintadas. Essas são algumas características da cultura chinesa que os praienses têm oportunidade de conferir de perto esta semana. O Shenzhen Arts Troupe, grupo de dançarinos e acrobatas chineses, apresenta-se nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de Maio, no auditório da Assembleia Nacional, às 20h. São os acrobatas chineses a abrilhantar a celebração dos 150 anos da Praia.

O espectáculo promete uma pequena mostra da tradicional e moderna magia do país. O Shenzhen Arts Troupe é composto por 22 jovens talentos, com reconhecimento nacional e internacional em competições de dança e música. O grupo, que já passou por três continentes, Europa, Ásia e América, tem em Cabo Verde a sua primeira actuação em África. A trupe já foi condecorada com o “Lotus Award”, prémio máximo para performances na China. Shenzhen é uma cidade de progresso, no sul da China, permeada por uma vasta vida cultural e alimentada economicamente por pesquisas de desenvolvimento e tecnologia.

A arte chinesa remonta a tempos milenares. A música, por exemplo, surgiu no país há cerca de 3000 anos, quando a Europa ainda experimentava seus primeiros acordes. A variação de ritmos e a qualidade do som conferem à música chinesa uma marca distintiva perante as suas contrapartes ocidentais. A acrobacia, por sua vez, tem uma forte conotação nacional, com estilo próprio, acompanhada de trajes teatrais e acessórios cénicos. O Shenzhen Arts Troupe surpreende ao integrar, num único espectáculo, a dança e a música com golpes de Kung Fu - arte marcial cuja origem está repleta de lendas.

Cláudia Correia, assessora da Câmara Municipal, explica que o convite ao grupo de acrobatas chineses surgiu quando uma comitiva do governo visitou a região. Após a ideia, a embaixada da China ajudou no desejo de trazê-los à cidade da Praia. A assessora adianta ainda que Shenzhen irá promover uma geminação com Mindelo, que receberá uma comitiva da cidade chinesa no mês de Maio.

Rafael Barbosa
in: asemana online

Nenhum comentário: