18 novembro 2007

ÁfricaDOC selecciona realizadores cabo-verdianos

O ÁfricaDOC vai seleccionar quatro jovens realizadores/produtores cabo-verdianos para participar num workshop, que acontece de 2 a 14 de Fevereiro de 2008, em Bissau, capital da Guiné Bissau. Esta formação faz parte do programa para o biénio 2007-08 e é dirigido a Cabo Verde, Moçambique e Guiné-Bissau.

As inscrições, que se prolongam até 31 de Dezembro do corrente ano, são para realizadores ou produtores em início de carreira e podem ser feitas no Centro Cultural Português ou no endereço www.africadoc.org.
ÁfricaDOC é um projecto para cineastas e produtores independentes dos países africanos de línguas portuguesa e francesa e é desenvolvido numa parceria entre Luís Correia (LX Filmes/Portugal), Jean-Marie Barbe (Ardèche Images/França), Maty Gueye (Dakar Images/Senegal) e Noémie Mendelle (Scottish Documentary Institute/Escócia).
O seu principal objectivo é contribuir para o surgimento de novos cineastas nos países africanos, fazer a sua integração no mercado internacional e melhorar as competências dos realizadores e produtores para que estes possam acompanhar a evolução das tecnologias de desenvolvimento de projecto, produção e distribuição.
O projecto, que já vai no seu 5º ano, pretende ainda promover a co-produção, divulgação e circulação de obras de autores africanos entre os países de língua portuguesa, o desenvolvimento de co-produções entre africanos e entre estes e europeus, juntar televisões europeias com difusão em África à produção de obras documentais criadas por autores africanos.
O documentário “Batuque, a alma de um Povo”, do realizador cabo-verdiano Júlio Silvão, é uma das 24 produções que já beneficiaram do projecto.
in: asemana online

Nenhum comentário: