Também Mia Couto, escritor moçambicano, concorre com “O Outro Pé de Sereia” e Pepetela, de Angola, concorre com “Predadores” a este prémio com um valor pecuniário de vinte mil euros.
O vencedor será conhecido a 12 de Fevereiro de 2008.
O “Correntes d’Escritas” tem ainda um prémio literário juvenil associado, o “Correntes d’Escritas/ Papelaria Locus” com um valor monetário de 750 euros e cujo prazo para entrega de trabalhos termina no dia 30 deste mês.
Ana Paula Tavares, escritora, Carlos Quiroga, professor da Universidade de Santiago de Compostela, Luiz Fagundes Duarte, professor da Universidade Nova de Lisboa, Maria Lúcia Lepecki, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Patrícia Reis, escritora e editora da revista Egoísta, integram o júri que apreciará e divulgará, em Janeiro, a lista dos finalistas.
O ano 2008, por ser par, só admitiu a concurso trabalhos de romance, novela ou conto, este último só para a categoria juvenil.
No 12 de Fevereiro, primeiro dia de actividades do próximo Correntes d’Escritas, o Júri decidirá quem será o vencedor.
A obra vencedora será divulgada no dia 13, na cerimónia oficial de abertura do encontro de escritores de expressão ibérica, e o prémio, no valor monetário de 20 mil euros, simbolizado numa Lancha Poveira, será entregue na sessão de encerramento do evento, no dia 16.
Tanto este como o prémio Casino da Póvoa distinguem, nos anos ímpar, obras em poesia e, nos anos par, obras em prosa.
O encontro, que vai decorrer de 13 a 16 de Fevereiro, contará com um diversificado programa de mesas de debate, visitas de escritores a escolas do concelho, sessões de cinema, teatro e poesia, tudo para voltar a fazer da Póvoa o centro de atenções do mundo literário.
in: asemana online
Nenhum comentário:
Postar um comentário