Sem precisar o montante, aquele governante assegurou que a pensão a atribuir a Adriano Gonçalves, vulgo Bana, “vai pelo menos ajudar a suportar parte das despesas” necessárias para custear o tratamento de que ele necessita neste momento. “Vai-se atribuir uma pensão digna, está-se neste momento a equacionar o montante”, acrescentou.
Ontem o “a semana online” revelou que Bana se encontra há vários dias acamado, padecendo de diabetes e outras enfermidades, carecendo de “cuidados continuados” numa clínica ou hospital, mas que para isso necessita de recursos financeiros que não possui.
“O Ministério da Cultura lamenta o estado de saúde deste grande senhor da cultura cabo-verdiana”, afirmou Manuel Veiga, quando contactado por este diário digital. Veiga recorda que Bana foi um dos pioneiros da internacionalização da música cabo-verdiana. “A voz dele representou muito bem a nossa cultura. Nesta hora a cultura cabo-verdiana sente-se constrangida. Formulamos votos que seja uma fase passageira e ele possa recuperar a sua saúde”.
Uma outra fonte confidenciou que a resolução que irá atribuir a Bana a pensão do Estado cabo-verdiano está a ser tratada com carácter de urgência, devendo ser publicada dentro em breve no Boletim Oficial. A ideia é atribuir a Bana o mesmo tratamento conferido em situações do género a outros cidadãos que deram o seu contributo para a afirmação cultural de Cabo Verde – casos de Manuel Lopes, Luís Romano e João Manuel Varela (João Vário), por exemplo.
2 comentários:
Que miseria!!! Todos ou quase todos pisaram este senhor que deu sem duvida nenhuma as letras de nobreza a interpretaçao da Morna. Hoje alguns (mal inspirados) tentam apagar o seu nome da historiografia do Voz de Cabo Verde. Mas sao eles ridiculos e pequenos. Nao compreenderam a magica relaçao do Bana com o publico. Algo que somente os grandes (devera) possuem!O resto é resto... Sera dificil apagar agora todos os malfeitos e sofrimentos acumulados, mesmo com pensao publica. A minha gratidao para este expressionista fora do vulgar em Cabo Verde, e no mundo.
As melhoras a um dos grandes representantes da musica caboverdeana.
Postar um comentário